segunda-feira, 22 de setembro de 2014

TIAGO, O MEIO IRMÃO DO SENHOR

Estamos chegando ao final de mais um trimestre da Escola Bíblica Dominical de 2014. O 3º Trimestre trouxe para nos grandes lições para a vida prática de todos os seguidores de Cristo Jesus, cujo tema central foi Fé e Obras, ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica. Durante essa semana estaremos estudando a última lição do trimestre: A Atualidade dos Últimos Conselhos de Tiago. Que venhamos colocar em prática todos os conselhos.

Durante esse trimestre tivemos a oportunidade de aprendermos um pouco mais sobre os ensinos passados por Tiago em sua epístola, onde na primeira lição vimos que a Fé ela se mostra pelas obras que cada crente prática. Fui discutido a questão de sua autoria, local, data e destinatário da epístola, alem de entender qual o propósito de tal epístola destacando assim a sua atualidade e com isso podemos aprender que a epístola de Tiago não foi escrita nem por Tiago filho de Zebedeu e nem por Tiago filho de Alfeu e isso por 2 razões: 1º Tiago filho de Zebedeu  foi o primeiro a ser martirizado, quando da perseguição aos cristãos no inicio da igreja primitiva. Morto decapitado a mando de Herodes. At. 12.1 e 2º Tiago filho de Alfeu era um apostolo obscuro, não aparecia muito, não teve nenhuma projeção nos escritos neotestamentários e por isso não escreveu nada. Portanto, Tiago, o meio irmão do Senhor é o autor da epístola, escrita entre os anos de 45 e 49 d.C. O propósito geral da epístola era orientar, consolar e fortalecer a igreja de Cristo que esta sendo perseguida.
Tiago é classificado como epístola universal porque foi originalmente escrita para uma comunidade maior que uma igreja local. A saudação: "As doze tribos que andam dispersas" (1.1), juntamente com outras referencias (2.19,21), indicam que a epístola foi escrita inicialmente a cristãos judeus que viviam fora da Palestina. É possível que os destinatários fossem os primeiros convertidos em Jerusalém, que, apos a morte de Estevão, foram dispersos pela perseguição (8.1) até a Fenícia, Chipre, Antioquia da Síria e além (11.19).

Na 2º lição, estudamos sobre o Propósito da Tentação. Aprendemos a cerca da Tentação, do sofrimento e da provação, não como consequência de uma vida de pecado ou de falta de fé, mas como o caminho traçado pelo próprio Deus para o nosso aperfeiçoamento. Tiago trata a tentação de modo singular. Ele mostra a tentação como responsável pela destruição do ser humano e que cada um e responsável pelo que faz. Gn. 3.12. Adão colocou a culpa não só na mulher, mas no próprio Deus quando disse: "a mulher que tu me deste". A tentação é uma especie de prova ou teste, que uma vez vencido, fortalece a vida do crente.

Na 3º lição nos detemos na Importância da Sabedoria Humilde e aprendemos que Tiago fala da sabedoria que vem do alto para diferenciar da humana. A sabedoria que vem do alto, vem diretamente de Deus, tendo em vista a nossa necessidade é Deus que nos oferta a sabedoria divina. A sabedoria deve ser colocada em prática como uma ação concreta através da humildade mesmo porque o valor da verdadeira sabedoria reflete a humildade. A arrogância, o orgulho, a soberba e a altivez provém da sabedoria humana e diabólica.

Na 4º lição vimos que os crentes podem ser Gerados pela Palavra da Verdade de modo a termos uma relação de irmandade entre ricos e pobres. Na igreja do primeiro seculo os pobres e ricos eram acolhidos com amor, pois aprendemos que Deus só faz o que é bom unido classes altas e baixas.

Na 5º lição aprendemos sobre o Cuidado ao Falar e a Religião Pura. A luz da Palavra de Deus aprendemos que o crente deve ser tardio para falar e pronto para ouvir. Por isso, a ira é um sentimento que deve ser controlado pelo crente. O crente deve encher-se da Palavra, praticar a Palavra e perseverar na Palavra. E por fim aprendemos que a verdadeira religião está em olharmos para a necessidade de irmos até ele e acolhê-lo.

Na 6º lição o assunto foi bem pertinente a nossa realidade. A Verdadeira Fé não Faz Acepção de Pessoas. Tiago tratou da acepção que estava ocorrendo na igreja do primeiro seculo, onde pessoas com anéis no dedo tinha vez e era honrado colocando os mais humildes em desonra. Em Cristo o crente não pode se mostrar parcial e, por isso, o amor de Deus deve ser manifestado na igreja local através dele. O crente não pode ter um coração perverso. As Escrituras mostram a principal razão para o crente não desonrar os pobres: Deus os escolheu aos olhos do mundo.

Na 7º lição onde A Fé se Manifesta em Obras é a continuação da primeira lição e nessa lição Tiago nos mostrou que diante de uma necessidade do próximo o crente não pode espiritualizar a sua necessidade material, antes deve supri-la. Do contrário não há fé. As ações de Abraão e Raabe são dois grandes exemplos do Antigo Testamento quanto à fé compromissada com as obras. Assim como o corpo sem o espírito não tem vida, a fé sem as obras é morta.

Na 8º lição. O Cuidado com a Língua, tivemos a oportunidade de aprender a vigiarmos com a nossa língua, pois a Língua é um pequeno órgão do nosso corpo, porém seu poder é comparado a um fogo destruidor. Aprendemos com Tiago que embora a língua seja um pequeno órgão do nosso corpo, ela é capaz de edificar e/ou destruir pessoas e instituições. Como servos de Deus, não podemos utilizar nossa língua para expressar palavras de adoração ao Senhor e em seguida utiliza-la para destruir o nosso próximo.

Na lição 9º Tiago volta a referir sobre a Verdadeira Sabedoria, desta feita, aquela que se Manifesta na Prática. Nessa lição aprendemos a diferenciar Informação, Conhecimento e Sabedoria. Informação é o dado em seu estado bruto captado pelos sentidos de todos os níveis, imagens, leituras e etc; Conhecimento é a informação analisada, compreendida e incorporada e já a Sabedoria é o conhecimento submetido ao julgo dos valores, crenças, ética e moral.

Na 10º lição, Tiago enfatiza O Perigo da Busca pela Autorrealização Humana e afirma que as guerras e pelejas entre os crentes são frutos dos desejos egoístas e carnais que carregamos em nosso interior. Tiago se preocupou em mostrar o perigo que o ser humano corre quando procura a autorrealização.

Na 11º O Julgamento e a Soberania Pertencem a Deus. Tiago se deteve ao julgamento que muitos crentes fazem ao próximo, em muito casos, sem prova conviventes. Temos, sim, o direito de julgar, mas não o poder de condenar ninguém.

Na 12º Tiago apresenta Os Pecados de Omissão e de Opressão. Nessa lição aprendemos que os ricos da época omitiam seus atos pecaminosos para a sociedade e oprimiam os mais pobres. Antes, Tiago, apresentou nas lições anteriores os atos praticados pelos ricos, na 12º Tiago mostra que haverá um julgamento a todos quantos usam suas riquezas de forma errada na visão de Deus, sejam eles ricos crentes ou não.

Na 13º A Atualidade dos Últimos Conselhos de Tiago. Teremos a oportunidade de aprender e acatar os últimos conselhos do meio irmão do Senhor, pois como cristãos devemos cultivar a paciência e a perseverança até a volta de Jesus. Precisamos, também, acolher os enfermos com nossas interseções e orações. Precisamos, ainda, buscar aqueles que se desviaram e cuidar destes para que se reconciliem com o Senhor e sejam restaurados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário