terça-feira, 29 de julho de 2014

COMO SER UM PROFESSOR MOTIVADOR - CONCLUSÃO

III. Alguns requisitos importantes para o mestre
A - Ser um exemplo vivo do verdadeiro cristianismo. Todo o mestre deve dar o exemplo do verdadeiro evangelho que ele prega e ensina, de modo a fazer com que os seus alunos o vejam como de fato um exemplo a ser seguido.
B - Ter grande tendência para o estudo intelectual. É preciso que todo professor não se detenha apenas ao conteúdo da lição do domingo, mas que busque outras fontes de conhecimento para passa na aula um conhecimento além do que já esperado.
C - Saber pensar com reflexão, tomar cuidado com o que diz. Tg. 3:1. Expor o pensamento de forma a cativar a atenção da classe é surpreender todos na sala com um conhecimento ainda não visto e ouvido por nenhum ali presente.
D - Entender que a Bíblia não é um livro de regras, mas sim de princípios passíveis de serem observados e praticados por aqueles que a estudam, informação sem aplicação não funciona na vida cristã (a prática engrandece a teoria). Tg.1:22. A Bíblia deve ser utilizada durante as aulas para fundamentar todo e qualquer conhecimento em questão, somente nela temos respostas para quaisquer questionamentos.
E - Buscar qualificar-se, não pode haver amadorismo no ensino, depois de ser vocacionado por Deus, o professor deve aperfeiçoar-se nos estudos, ser um amante dos livros e meditar na palavra dia e noite (Sl.1:2). É preciso ser pesquisador, investigador, ler e ler muito para ser um diferencial e uma referencia. A Bíblia não pode deixar de estar na sua boca e no seu coração. Assim como ninguém confiaria em alguém que não conhece o que faz, jamais se confia num professor que não conhece a Bíblia. Todo professor da EBD deve conhecer a Bíblia da mesma forma que um professor secular conhece a sua matéria. Cada qual deve está prontos para defender a razão da sua fé, principalmente, quando se esta na condição de mestre. Se nos preparamos para sermos bons profissionais e para isso nos dedicamos à vida acadêmica, quanto mais o estudo bíblico que nos prepara para vivermos como cidadãos do Reino e para a vida eterna Jo. 5.39,40. Não podemos negligenciar o fato de que o aluno consegue perceber o despreparo do professor. II Tm. 2.15

Somos os grandes responsáveis pelo sucesso da Escola Bíblica em nossas igrejas.

Raimundo Hélio de Souza
Professor da EBD

segunda-feira, 21 de julho de 2014

COMO SER UM PROFESSOR MOTIVADOR - PARTE III

II. Fatores que dificultam a presença do aluno na Escola Bíblica, muitos deles estão diretamente ligados aos mestres

a. Falta de apoio da liderança – Enquanto nossos lideres ver a EBD apenas como mais um trabalho a parte dos “ditos oficiais” como cultos, jamais teremos um povo com desejo de crescer na graça e no conhecimento. Deve haver divulgação, incentivo e motivação por parte dos líderes em relação aos que não frequentam a Escola Bíblica.

b. Superficialidade na hermenêutica – Os professores devem ser pesquisadores, afim de que, sejam mestres com interpretação bíblica mais segura, naquilo que ensinam. O professor precisa conhecer princípios de interpretação bíblica, só assim evitará falar e afirmar o que Deus não falou ( Fp.4;13 – interpretação individual e não contextual, o que nos remete ao equívoco ).

c. Falta de vocação – Todos devem saber e/ou descobrir sua vocação. Está a frente de uma sala de aula, sem preparo e vocação e levar a turma toda a se evadir da escola por não ter em seu professor um motivo de esta lhe ouvindo.
Ensinar é um dom dado por Deus aos vocacionados para o ensino. Quem ensina deve dedicar-se ao máximo ao ministério do ensino da Palavra de Deus Rm 12.7.a falta de vocação gera desinteresse por parte dos ouvintes, no caso do ensino bíblico. Uma das características do ensino de Jesus era ensinar de forma que todos entendessem. O ensino de Jesus não se restringiu aos sábios e entendidos, mas todos quantos desejassem aprender, até mesmo aos pequeninos, por isso as multidões tinham prazer em ouvi-lo. Mc. 1.22, e tinha mais a missão de Cristo era formada por uma trilogia única, do qual ele ensinava, pregava e curava a todos que estivesse a sua volta. Mt. 9.35


Continua...

sexta-feira, 18 de julho de 2014

COMO SER UM PROFESSOR MOTIVADOR DA EBD - PARTE II

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

O cristianismo sempre dependeu dos ensinos transmitidos pelo Mestre ao longo de sua trajetória, resultando na propagação e consolidação do evangelho. A educação cristão tem o objetivo de moldar a conduta e o caráter dos alunos que frequentam a EBD, além de ajudar a terem uma experiência pessoal com Cristo e isso não é só conhecimento ou transmissão de informações, isso é praticidade.
Ensinar é repartir conhecimento, é a arte de transmitir experiências.
O ensino cristão é o processo de maturidade, servindo como ponte que leva o aluno a:

a. Conhecer a Cristo;

b. testemunhar de Cristo;


c. e a dedicar-se a Cristo ( através do serviço) e isso é maturidade.


Continua...

quinta-feira, 17 de julho de 2014

COMO SER UM PROFESSOR MOTIVADOR DA EBD - PARTE I

Texto base: Jo. 5:39 “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam.” A referencia citada mostra-nos o melhor caminho para quem deseja conhecer mais a Deus, a Jesus e ao Espirito Santos. A expressão examinais as Escrituras” traz a ideia de estudar, pesquisar, se aprofundar, portanto, o texto nos convida a conhecer de forma mais segura a trindade santa.

Introdução: E preciso entender que a Escola Bíblica é uma agencia de ensino que ensina enquanto evangeliza, associando assim os dois objetivos da grande comissão de Jesus, conforme Mt. 28:20 “...ensinando-as a guardar todas as coisas que tenho mandado...” e Mc.16:15 “...Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”

É importante ter a compreensão de que a Escola Bíblica Dominical não é uma parte da igreja (um departamento) é a própria igreja ministrando ensino bíblico metódico e didático.
Um dos fatores que desmotivam o trabalho de ensino nas igrejas é a falta de envolvimento dos membros e isso tem uma explicação. Temos que buscar alterativas que proporcione o envolvimento de todos no tocante ao estudo da Palavra de Deus e que os faça crescer na graça e no conhecimento – O mesmo processo de crescimento por qual passou Jesus, em quatro sentidos segundo o texto de Lc.2:52 “E crescia Jesus em sabedoria, em estatura, e em graça para com Deus e os homens.”

• Crescendo em sabedoria – Crescimento mental

• Crescendo em estatura – Crescimento físico

• Crescendo em graça diante de Deus – Crescimento espiritual

• Crescendo em graça diante dos homens – Crescimento social

A nossa tarefa como professor da Bíblia é levar os alunos a esses tipos de crescimento, e isso é uma grande responsabilidade.
Não existe nenhuma fórmula que possa trazer o aluno de imediato para Escola Bíblica, mas existe sim, uma série de fatores que vão contribuir para fazer do membro um aluno da Escola Bíblica.


A realidade é que os maiores inimigos da Escola Dominical estão dentro e não fora dela, e é preciso identificá-los para posteriormente combatê-los.

Continua...

terça-feira, 8 de julho de 2014

7 CARACTERISTICAS DO CULTO VERDADEIRAMENTE PENTENCOSTAL

Primeira: O culto de tem um foco, um proposito primordial que é a manifestação do Espirito Santo no meio do povo trazendo edificação por meio da ministração da Palavra de Deus (1Co 14.4,5,12). Gritos, pulos, quedas de poder edificam em quê?

Segunda: O Espirito Santos tem primazia em sua atuação. Todos os crentes, verdadeiramente, usados por Deus agem de forma racional, com graça e unção proporcionando uma melhor comunhão com Deus e adoração durante o culto, pois há mais compreensão na pregação da Palavra de Deus. Rm. 12.1-2

Terceira: O culto visa à edificação da igreja e a salvação dos incrédulos, 1Co 14.23. Jamais devemos, na hora do culto, deixar transparecer aos não crentes que somos loucos, por meio de atitudes nos quais se cai no chão, riem sem parar, latindo, mugindo, uivando e até mesmo rolando pelo chão, o que você acha que eles pensam ao verem isso?

Quarta: Todo culto tem ordem e decência (1Co 14.26-28,40). Há louvores, exposição da Palavra de Deus, operação do Espirito Santo e com isso curas, batismos, libertação e salvação. Quando o culto não tem ordem e nem decência será mesmo que este culto é dirigido pelo Espirito de Deus?

Quinta: No culto pentecostal há discernimento de espirito, a fim de se evitar as heresias neopentecostais que tenta se infiltrar no seio da igreja de Deus.

Sexta: No culto onde o Espirito Santo tem primazia de atuação, é inadmissível que pessoas, quando usadas por ele fiquem fora de si, pois Deus não é Deus de confusão (1Co 14.32-33). Quando pregadores “super-herói” se apresentam e fazem aquelas manifestações onde, por meio de seu paletó derrubam pessoas, além de instalar uma confusão, cria na mente de muitos a seguinte indagação: é Deus quem age ou o seu paletó?


Sétima: se alguém cuida ser profeta ou espiritual, deve reconhecer os mandamentos do Senhor (1 Co 14.37). O leitor está disposto a submeter-se aos mandamentos do Senhor? Ou é um daqueles que, irresponsavelmente, dizem: “Não podemos pôr Deus em uma caixinha. Ele sempre faz coisa nova”. Para que serve a Bíblia, para nada? Não é ela a nossa fonte máxima de autoridade? Perderam as Escrituras a primazia? Não são elas a nossa regra de fé, de prática e de vida? Gálatas 1.8 perdeu a validade? Não nos enganemos. O verdadeiro avivamento só ocorre quando há submissão à Palavra de Deus e ao Deus da Palavra.

Ciro Sanches Zibordi

Adaptado por: Raimundo Hélio de Souza

domingo, 6 de julho de 2014

INICO DO 3º TRIMESTRE LBD - ALGIMAR

A Escola Bíblica Dominical, procura promover o crescimento espiritual dos crentes através do ensino sistemático da Palavra de Deus, por isso, acontece na Assembleia de Deus Algimar, bem como em todas as denominações da IEADERN, todos os domingos das 09 horas até as 11 horas a EBD. Veja como foi o inicio do trimestre na Assembleia de Deus Algimar.
Classe dos Novos Convertidos

Pb. José Wanderney, Pastor da Igreja




Classe dos Adultos



Os Professores

sexta-feira, 4 de julho de 2014

TIAGO - A FÉ QUE SE MOSTRA PELAS OBRAS



Qualquer semelhança é mera igreja.
Por que Tiago escreveu esta carta? Para resolver alguns problemas:

1) Eles estavam passando por duras provações;

2) Eles estavam sendo tentados a pecar;

3) Alguns crentes estavam sendo humilhados pelos ricos, enquanto outros estavam sendo roubados pelos ricos;

4) Alguns membros da igreja estavam buscando posições de liderança;

5) Alguns crentes estavam falhando em viver o que pregavam;

6) Outros crentes estavam vivendo de forma mundana;

7) Outros não conseguiam dominar a língua;

8) Outros estavam se afastando do Senhor;


9) Havia crentes que estavam vivendo em guerra uns contra os outros.
Esses são os mesmos problemas que enfrentamos hoje.Para Tiago, a raiz de todos esses problemas era a imaturidade cristã.