terça-feira, 29 de julho de 2014

COMO SER UM PROFESSOR MOTIVADOR - CONCLUSÃO

III. Alguns requisitos importantes para o mestre
A - Ser um exemplo vivo do verdadeiro cristianismo. Todo o mestre deve dar o exemplo do verdadeiro evangelho que ele prega e ensina, de modo a fazer com que os seus alunos o vejam como de fato um exemplo a ser seguido.
B - Ter grande tendência para o estudo intelectual. É preciso que todo professor não se detenha apenas ao conteúdo da lição do domingo, mas que busque outras fontes de conhecimento para passa na aula um conhecimento além do que já esperado.
C - Saber pensar com reflexão, tomar cuidado com o que diz. Tg. 3:1. Expor o pensamento de forma a cativar a atenção da classe é surpreender todos na sala com um conhecimento ainda não visto e ouvido por nenhum ali presente.
D - Entender que a Bíblia não é um livro de regras, mas sim de princípios passíveis de serem observados e praticados por aqueles que a estudam, informação sem aplicação não funciona na vida cristã (a prática engrandece a teoria). Tg.1:22. A Bíblia deve ser utilizada durante as aulas para fundamentar todo e qualquer conhecimento em questão, somente nela temos respostas para quaisquer questionamentos.
E - Buscar qualificar-se, não pode haver amadorismo no ensino, depois de ser vocacionado por Deus, o professor deve aperfeiçoar-se nos estudos, ser um amante dos livros e meditar na palavra dia e noite (Sl.1:2). É preciso ser pesquisador, investigador, ler e ler muito para ser um diferencial e uma referencia. A Bíblia não pode deixar de estar na sua boca e no seu coração. Assim como ninguém confiaria em alguém que não conhece o que faz, jamais se confia num professor que não conhece a Bíblia. Todo professor da EBD deve conhecer a Bíblia da mesma forma que um professor secular conhece a sua matéria. Cada qual deve está prontos para defender a razão da sua fé, principalmente, quando se esta na condição de mestre. Se nos preparamos para sermos bons profissionais e para isso nos dedicamos à vida acadêmica, quanto mais o estudo bíblico que nos prepara para vivermos como cidadãos do Reino e para a vida eterna Jo. 5.39,40. Não podemos negligenciar o fato de que o aluno consegue perceber o despreparo do professor. II Tm. 2.15

Somos os grandes responsáveis pelo sucesso da Escola Bíblica em nossas igrejas.

Raimundo Hélio de Souza
Professor da EBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário