quinta-feira, 17 de julho de 2014

COMO SER UM PROFESSOR MOTIVADOR DA EBD - PARTE I

Texto base: Jo. 5:39 “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam.” A referencia citada mostra-nos o melhor caminho para quem deseja conhecer mais a Deus, a Jesus e ao Espirito Santos. A expressão examinais as Escrituras” traz a ideia de estudar, pesquisar, se aprofundar, portanto, o texto nos convida a conhecer de forma mais segura a trindade santa.

Introdução: E preciso entender que a Escola Bíblica é uma agencia de ensino que ensina enquanto evangeliza, associando assim os dois objetivos da grande comissão de Jesus, conforme Mt. 28:20 “...ensinando-as a guardar todas as coisas que tenho mandado...” e Mc.16:15 “...Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”

É importante ter a compreensão de que a Escola Bíblica Dominical não é uma parte da igreja (um departamento) é a própria igreja ministrando ensino bíblico metódico e didático.
Um dos fatores que desmotivam o trabalho de ensino nas igrejas é a falta de envolvimento dos membros e isso tem uma explicação. Temos que buscar alterativas que proporcione o envolvimento de todos no tocante ao estudo da Palavra de Deus e que os faça crescer na graça e no conhecimento – O mesmo processo de crescimento por qual passou Jesus, em quatro sentidos segundo o texto de Lc.2:52 “E crescia Jesus em sabedoria, em estatura, e em graça para com Deus e os homens.”

• Crescendo em sabedoria – Crescimento mental

• Crescendo em estatura – Crescimento físico

• Crescendo em graça diante de Deus – Crescimento espiritual

• Crescendo em graça diante dos homens – Crescimento social

A nossa tarefa como professor da Bíblia é levar os alunos a esses tipos de crescimento, e isso é uma grande responsabilidade.
Não existe nenhuma fórmula que possa trazer o aluno de imediato para Escola Bíblica, mas existe sim, uma série de fatores que vão contribuir para fazer do membro um aluno da Escola Bíblica.


A realidade é que os maiores inimigos da Escola Dominical estão dentro e não fora dela, e é preciso identificá-los para posteriormente combatê-los.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário