II. Fatores
que dificultam a presença do aluno na Escola Bíblica, muitos deles estão
diretamente ligados aos mestres
a. Falta de apoio da liderança – Enquanto
nossos lideres ver a EBD apenas como mais um trabalho a parte dos “ditos oficiais”
como cultos, jamais teremos um povo com desejo de crescer na graça e no
conhecimento. Deve haver divulgação, incentivo e motivação por parte dos
líderes em relação aos que não frequentam a Escola Bíblica.
b. Superficialidade na hermenêutica – Os professores devem ser pesquisadores, afim de que, sejam
mestres com interpretação bíblica mais segura, naquilo que ensinam. O professor
precisa conhecer princípios de interpretação bíblica, só assim evitará falar e
afirmar o que Deus não falou ( Fp.4;13 – interpretação individual e não
contextual, o que nos remete ao equívoco ).
c. Falta de vocação – Todos devem
saber e/ou descobrir sua vocação. Está a frente de uma sala de aula, sem
preparo e vocação e levar a turma toda a se evadir da escola por não ter em seu
professor um motivo de esta lhe ouvindo.
Ensinar
é um dom dado por Deus aos vocacionados para o ensino. Quem ensina deve
dedicar-se ao máximo ao ministério do ensino da Palavra de Deus Rm 12.7.a falta
de vocação gera desinteresse por parte dos ouvintes, no caso do ensino bíblico.
Uma das características do ensino de Jesus era ensinar de forma que todos
entendessem. O ensino de Jesus não se restringiu aos sábios e entendidos, mas
todos quantos desejassem aprender, até mesmo aos pequeninos, por isso as
multidões tinham prazer em ouvi-lo. Mc. 1.22, e tinha mais a missão de Cristo
era formada por uma trilogia única, do qual ele ensinava, pregava e curava a
todos que estivesse a sua volta. Mt. 9.35
Continua...
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