segunda-feira, 21 de julho de 2014

COMO SER UM PROFESSOR MOTIVADOR - PARTE III

II. Fatores que dificultam a presença do aluno na Escola Bíblica, muitos deles estão diretamente ligados aos mestres

a. Falta de apoio da liderança – Enquanto nossos lideres ver a EBD apenas como mais um trabalho a parte dos “ditos oficiais” como cultos, jamais teremos um povo com desejo de crescer na graça e no conhecimento. Deve haver divulgação, incentivo e motivação por parte dos líderes em relação aos que não frequentam a Escola Bíblica.

b. Superficialidade na hermenêutica – Os professores devem ser pesquisadores, afim de que, sejam mestres com interpretação bíblica mais segura, naquilo que ensinam. O professor precisa conhecer princípios de interpretação bíblica, só assim evitará falar e afirmar o que Deus não falou ( Fp.4;13 – interpretação individual e não contextual, o que nos remete ao equívoco ).

c. Falta de vocação – Todos devem saber e/ou descobrir sua vocação. Está a frente de uma sala de aula, sem preparo e vocação e levar a turma toda a se evadir da escola por não ter em seu professor um motivo de esta lhe ouvindo.
Ensinar é um dom dado por Deus aos vocacionados para o ensino. Quem ensina deve dedicar-se ao máximo ao ministério do ensino da Palavra de Deus Rm 12.7.a falta de vocação gera desinteresse por parte dos ouvintes, no caso do ensino bíblico. Uma das características do ensino de Jesus era ensinar de forma que todos entendessem. O ensino de Jesus não se restringiu aos sábios e entendidos, mas todos quantos desejassem aprender, até mesmo aos pequeninos, por isso as multidões tinham prazer em ouvi-lo. Mc. 1.22, e tinha mais a missão de Cristo era formada por uma trilogia única, do qual ele ensinava, pregava e curava a todos que estivesse a sua volta. Mt. 9.35


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário